A cápsula endoscópica é um dispositivo médico usado para realizar endoscopia do trato gastrointestinal sem a necessidade de um procedimento invasivo tradicional. É uma pequena cápsula que contém uma câmera em miniatura, luzes, baterias e um transmissor. O paciente engole a cápsula, que passa pelo esôfago, estômago, intestino delgado e cólon, tirando milhares de imagens pelo caminho.
A cirurgia bariátrica é uma especialidade cirúrgica, sendo geralmente realizada por cirurgiões com especialidade em cirurgia do aparelho digestivo. Esse tipo de cirurgia também é conhecida como cirurgia da obesidade ou ainda como cirurgia de redução de estómago.
Cirurgia coloproctológica é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças que afetam o cólon, o reto e o ânus. Essa área é responsável por tratar condições como hemorroidas, fissuras anais, fístulas anais, câncer colorretal, diverticulite, doenças inflamatórias intestinais (como a doença de Crohn e a colite ulcerativa), entre outras.
Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos
A Cirurgia do Aparelho Digestivo é um ramo da Medicina que estuda, sob o ponto de vista cirúrgico, as doenças que são oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.
O Balão Intragástrico é feito de silicone, colocado e retirado através de endoscopia, em ambiente hospitalar/hospital. Trata-se de uma alternativa não cirúrgica, para redução de peso, bastante segura.
A Colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização de todo o intestino grosso. Através deste procedimento podem ser identificados processos inflamatórios ou tumores intestinais, sendo possível biópsia e ressecção de pequenos tumores ou pólipos.
Ecoendoscopia, também conhecida como ultrassom endoscópico (EUS), é um procedimento médico que combina endoscopia e ultrassom para obter imagens e informações sobre o trato digestivo e os tecidos e órgãos circundantes. Esta técnica é particularmente útil para examinar as paredes do trato gastrointestinal, bem como órgãos próximos, como o pâncreas, o fígado e os linfonodos.
É um exame indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. Ele é realizado introduzindo-se pela boca um aparelho flexível que permite a visualização de todo o trajeto examinado.
É um exame para avaliação do retorno do conteúdo gástrico para o esôfago (refluxo), independente do seu ph, identificando refluxo ácido e não ácidos (não avaliados na phmetria convencional). Indicado principalmente nos casos de doença do refluxo gastresofágico com sintomas atípicos (tosse, pigarro, etc...) e nos casos refratários (sem melhora) ao tratamento com medicação (resposta terapêutica). Tem duração de cerca de 24 horas, sendo necessário retorno no dia seguinte para retirada do equipamento.
É um exame para avaliação o da função do esfíncter anal e seus reflexos, geralmente indicado para pacientes com constipação ou incontinência fecal. É um exame indolor, de rápida realização. sem necessidade de sedação podendo ser realizado em qualquer idade.
A Manometria Esofágica consiste no estudo da pressão dos músculos do esófago. Uma fina sonda plástica é posicionada dentro do estômago e um computador mede a força muscular e estuda doenças do esôfago.
É um procedimento em que uma fina sonda plástica é posicionada no esófago e mede a acidez durante 24 horas. O exame é muito utilizado para estudar a Doença de Refluxo. A sonda registra todos os refluxos, sua duração e seus horários. O resultado é analisado por computador.
Fornece informação sobre a digestão de açucares sendo utilizado para avaliação de intolerâncias alimentares (ex. intolerância a lactose, intolerância a frutose, entre outras). Também pode ser realizado para avaliação de supercrescimento bacteriano no intestino delgado e tempo de transito oro-cecal.